• Search
  • Lost Password?
Yoga, Poesia, cursos, reflexões, pensamentos

Simbolismo do Oceano de Leite e o néctar da imortalidade

por Tales Nunes


Para descobrir o néctar da imortalidade, devas e asuras resolveram se juntar para bater o Oceano de leite. Pegaram uma montanha colocaram no meio do oceano. Amarraram uma cobra no meio e cada um deles puxou de um lado fazendo a cobra como corda para que, assim, a montanha batesse o oceano de leite.  Começaram a bater e coisas lindas e maravilhosas surgiram desse oceano de leite. As coisas que foram surgindo e foram sendo divididas entre eles. Porém antes de surgirem essas coisas lindas, surgiu um veneno. O veneno (halahala) começou a se espalhar pela superfície do oceano e a matar todos os seres do oceano. Devas e asuras assustados, chamaram Shiva para resolver a situação. Ele resolveu tomar o veneno inteiro. Após ele tomar, Uma, apertou o seu pescoço que começou a ficar a azul (Nilakantha). Então eles continuaram a bater e bater.

Finalmente conseguiram o Amrita, o néctar da imortalidade. Assim que apareceu esse Amrita, os asuras o roubaram e fugiram com o veneno. Os Devas então chamaram Vishnu para restaurar a harmonia. Vishnu transformou-se numa mulher linda, chamada Mohini e assim apareceu entre os asuras e todos ficaram surpresos e maravilhados e começaram a ouvi-la. Ela então sugeriu que poderia ela mesma distribuísse o néctar. Atônitos com rara beleza, obviamente os asuras aceitaram a proposta e logo Mohini começou a distribuir o néctar entre todos, devas e asuras.

O plano dele era distribuir entre os devas e quando chegasse a vez dos asuras ele diria que o acabou o néctar. Mas entre os asuras havia um espertinho que entrou na fila dos devas para receber o néctar. Então, quando a primeira gota caiu em sua boca, Vishnu se deu conta, mas a gota já havia caído. Ele jogou seu disco e cortou a cabeça do asura. Mas como o asura bebeu o néctar, ele já era imortal. Então a Cabeça foi para um lado e o corpo para o outro: estes são Rahu e Ketu. Cabeça do dragão e cauda do dragão, que estão presentes na asrtologia védica.

Detalhe, na hora que Mohini estava distribuindo o néctar, a lua e o sol estavam lá e se deram conta de que o asura não era deva e o deduraram para Vishnu. O asura viu e ficou com raiva. E por isso eles, divididos, Rahu e Ketu, tiram o brilho do sol e da lua de vez em quando, causando os eclipses.

Significado da historinha

Devas representam as nossas tendências positivas, os asuras, as nossas tendências negativas. Ao final os devas sempre vencem. Esse conflito entre devas e asuras acontece dentro de nós também. O oceano de leite representa a mente sáttvica. A mente purificada. E a batedura do oceano representa os upasanas e o questionamento feito pelo mumukushu, pelo buscador. O oceano representa a nossa mente, com toda a sua profundidade e o desconhecimento que temos do que está mais profundo.

Montanha – representa todas as nossas experiências passadas. Tudo isso nos serve no processo de autoconhecimento.

Cobra – representa o ego. Aquele ego que aprendeu a cooperar, que já reconheceu o seu lugar.

Veneno – sentimentos, pensamentos e padrões que afloram no processo de autoconhecimento. Coisas que vem à tona no processo, gostos e aversões.

Shiva então é chamado e ele representa a nossa força de ascese, de permanecer no caminho do autoconhecimento. Ele vem e consome o veneno. Quando ele tomou esse veneno, Uma apertou a sua garganta, mostrando que não devemos deixar que esse veneno polua o nosso coração, nem a nossa mente. Não deixamos descer para o coração nem subir para a mente. E uma das maneiras de fazer isso é cantar. Então a garganta fica azul, que representa o infinito.

Posteriormente conta a história que depois que o veneno é neutralizado coisas muito bonitas surgem desse Oceano de Leite. Isso representa que quando estamos no caminho, nós até adquirimos certos poderes e a gente deve lidar com eles. Porém se ficarmos presos nesses poderes não chegamos no Amrita.

Os devas e asuras estavam de maneira tal concentrados no resultado último que não se deixaram levar pelas riquezas que saíram do Oceano de Leite. E quando o amrita ficou pronto, os asuras correram para pegá-lo. E isso mostra que devemos ter cuidado quando estamos próximos ao objetivo porque o ego pode tomar conta, trazendo a ilusão de que somos superiores aos demais. E isso é uma grande perda. Mas, felizmente, Vishnu traz de volta o néctar da imortalidade.

Texto baseado em aulas de  Marília, do Centro de Estudos Vidya Mandir

www.vidyamandir.org.br

Written by
Tales
View all articles
Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Written by Tales