• Search
  • Lost Password?
Yoga, Poesia, cursos, reflexões, pensamentos

O amor e o cuidado na ação

por Tales Nunes

Toda ação merece cuidado, porque toda ação provoca um resultado. Quanto maior a abrangência da ação, mais atenção precisamos ter. A ação é como uma vibração que se propaga numa teia profundamente interligada. Descobrir qual é o fundamento da nossa ação é essencial pois é essa emoção, sensação ou intensidade que tende a se propagar por essa teia. A nossa ação é motivada por uma força, ao mesmo tempo que carrega a realidade com ela.

No Yoga, existem rituais para imantar determinados objetos. Mantras, orações e ações para carregar um objeto com determinada força intencional. Acredite você ou não nessa possibilidade, ela é uma metáfora para as nossas ações. Por isso o Yoga dá tanta ênfase à descoberta da base da ação. No fundo, a base de nossas ações é a atenção, o amor e o carinho. No entanto, quando esse fundamento é deturpado, quando não percebemos a nossa natureza fundamental, várias outras forças entram em jogo.

Para o Yoga, a violência não é natural. A violência cria um abismo, ela mesma é esse abismo, esse afastamento. Quanto mais nos afastamos do nosso fundamento, mais nos tensionamos, ou seja, mais força fazemos para retornar. Mas se não temos os meios, não sabemos o caminho de retorno. Então culpamos o outro por não encontrarmos um lugar amoroso. Culpamos o mundo, a Vida. A violência pode se tornar a forma de expressão. E quando mais agimos movidos pela violência, mais ampliamos o abismo entre nós e nós mesmos, entre nós e a Vida, entre nós e o outro. Até que permaneça apenas a angústia e o desespero.

Intencionalmente tirar a vida de uma pessoa é a ação mais intensa que se pode fazer movido por tal desespero. Uma vez feita, essa ação ecoa através da teia da vida e da mente reforçando a intenção que a moveu. É muito triste ver o sofrimento que a ignorância causa e segue replicando por vidas. O Yoga é um conhecimento e uma prática para nos fazer reconhecer o amor como fundamento. O Yoga é uma prática e um conhecimento para nos fazer agir a partir desse olhar.

Que o amor possa ser sentido como a essência de quem somos. Que todo sofrimento possa ser dissolvido nesse amor. Que as nossas ações nasçam dessa fonte para que possamos constantemente retornar para ela. Que esse seja o nosso refúgio em meio a tanta confusão.

Tales Nunes

Written by
Tales
View all articles
Written by Tales