contado por Tales Nunes
Ascetas faziam meditação e estavam na busca espiritual. Mas asuras buzinavam em seus ouvidos, atrapalhando-os. Por isso, os buscadores não conseguiam meditar, e quando iam atrás dos asuras estes se escondiam-se nas águas dos oceanos.
Os ascetas foram atrás de um sábio que se chama Avastia e pediram a sua ajuda. Explicaram a situação. O sábio , numa decisão contundente, para resolver o problema, tomou todo o oceano. Tudo ficou seco. Então eles chamaram outro sábio Bhagirata. Este fez muita ascese e pediu para deusa Ganga (Akasha ganga) descer. Ela disse que desceria com as suas águas, mas precisaria de alguém para apará-la na descida, senão ela destruiria tudo com a sua força. Shiva então se dispôs a aparar Ganga. Ganga desceu na sua cabeça e se emaranhou em seus cachos. Depois disso, Shiva foi para a floresta e lá ficou com Ganga em seus cabelos. Os ascetas foram novamente atrás de Bhagirata para saber o que estava acontecendo. Este foi pedir a Shiva, nos Himalayas, que Ganga fosse liberada de seus cabelos. Shiva foi desenrolando seus cachos no topo do Himalaya e Ganga foi descendo, abençoando toda a Índia com as suas águas.
Iterpretação da historinha
Os asuras representam as nossas distrações e preocupações quando tentamos meditar. Esses asuras se chamam mandehas (mente e corpo) é o que nos fica chateando, nos distraindo, a mente com suas divagações, fantasias e o corpo com seus dores e desconfortos. Mas se a gente fizer muita austeridade, se formos muito austeros, a vida fica muito seca, ficamos muito rígidos. É preciso então ter compaixão por nós e pelos outros no processo de autoconhecimento. Bhagirata representa a pessoa compassiva que quer ajudar os outros. Ganga representa o conhecimento, que está acima da dualidade (Akasha ganga). O conhecimento não pode ser adquirido de forma brusca, precisamos estar preparados para essa transformação e assimilação. A nossa cabeça deve estar pronta. Quando ela desce, Shiva vai para a floresta, os cabelos representam o poder mental. Quando o conhecimento desce em nós, precisamos refletir (Shravanam, mananam e nididhyasa). Para isso é preciso um tempo, e isso é representado quando Shiva vai para os Himalayas, para a brancura, que representa a mente preparada. E uma vez realizado ele transmite o conhecimento em doses homeopáticas.
Ganga é tão venerada porque representa o conhecimento. Por isso o banho no rio Ganges purifica.
Texto baseado em aulas de Marília, do Centro de Estudos Vidya Mandir
www.vidyamandir.org.br