• Search
  • Lost Password?
Yoga, Poesia, cursos, reflexões, pensamentos

Simbolismo de Brahma

Por Tales Nunes

Brahma e Brahman são coisas diferentes. Brahma é a força criadora e Brahman representa o universo imanifesto. Brahman é uma palavra neutra e significa “o grande”, o absoluto”, o maior de tudo que é a consciência.

O lado masculino representa esse Brahman e o feminino Maya que formam juntos esse universo.

Brahma representa o criador e por isso ele tem como consorte Sarasvati porque para criar algo é preciso de conhecimento. Nos Vedas Brahma aparece como Prajapati que significa o senhor das criaturas e sempre está relacionada com a criação.

Representa a força da criação. Representado com 4 rostos, cada um virado para um ponto cardeal, simbolizando aquele que está em tudo. As 4 cabeças representam os 4 Vedas, representa as 4 eras, representa as 4 castas.

Também tem o nome de Hiranyagarbha (ovo de ouro). Toda a criação é chamada de um dia de Brahma. Seu sono é chamado Pralaya. Ele é casado com Sarasvati, que representa o conhecimento, pois sem o conhecimento nada é criado. Ele quase não é venerado porque ele é toda a criação. O criador não está separado da criação. Quase não há templos para Brahma. Quando admiramos um por do sol, a lua, estamos admirando Brahma.

A historinha das Puranas diz que quando ele sai do umbigo de Vishnu, a primeira coisa que ele criou foi Sarasvati. Ele é a causa material e a causa inteligente da criação. Quando ele criou Sarasvati, ele ficou tão encantado que não conseguiu tirar os olhos dela. Ela, envergonhada,  corria para um lado e ele crescia uma cabeça para um lado, ela corria para outro, ele crescia uma cabeça para outro. A historinha explica porque ele tem quatro cabeças. Mas as quatro cabeças representam os Vedas.

Hiranyagarbha é o corpo sutil de toda a criação. A mente cósmica. Toda a capacidade de criação. Representa o poder de criação que o homem também tem. Tudo o que acontece no Universo é uma criação dessa mente cósmica. Assim como a mente individual cria sonhos. Toda a criação é feita através da mente.

Iconografia

Brahma segura nas mãos um camandalu (objeto parecido com um cantil ) que representa o desapego e por isso todos os renunciantes carregam um. Na outra mão ele segura os Vedas que representa o estudo, o japa mala representa a meditação. Ele carrega os utensílios para fazer os rituais, representando todos rituais e a disciplina necessária para a sua realização.

Brahma está montado em um cisnei que representa a discriminação. É dito que esse cisnei, se colocado a sua frente leite misturado na água, consegue beber o leite e deixar a agua. Isto representa a capacidade de separar o que é verdade da não verdade.

Mantra

Não existe mantra pra Brahma porque ele é a criação. Fazemos mantras para Sarasvati para pedir pelo conhecimento, mas Brahma é a criação e a criação já está aqui.

Historinha que explica porque não se recita mantra para Brahma

Tem uma historinha que diz que a mente e Sarasvati (que representa a fala(vac é fala)) tiveram uma discussão pra ver quem é melhor e decidiram perguntar para Brahma qual dos dois eram melhor. Brahma foi curto e grosso e disse que o melhor era a mente, porque a fala só comunica o que a mente pensa. Sarasvati ficou chateada e amaudiçoou ele dizendo que nunca mais alguém poderia fazer uma oração pra ele usando a fala e que seria sempre mental.

Brahma quase não tem devotos e tem somente um templo. Dizem que ele não precisa de templo porque ele é o criador e toda criação já é seu templo.

Historinha que explica porque Brahma não tem templos

Brahma e Vishnu se desentenderam e começaram uma briga. A briga foi ficando cada vez mais intensa e colocando em risco o universo. As outras deidades, assustadas, chamaram Shiva para resolver o conflito. Shiva desceu na forma de um jyoti lingam (um lingam de luz gigantesco) que separou os dois.

Para resolver a dispusta foi proposto que quem encontrasse o final desse lingam ganharia. Vishnu se transformou em um javali e começou a cavar para procurar o final dentro da terra e Brahma transformou-se em um cisnei e foi procurar em direção ao céu.

Vishnu, depois de cavar muito, desistiu. E Brahma estava para desistir quando encontrou uma flor do tipo “aqueta” e combinou com ela de mentir, inventando que ele tinha encontrado o final. A flor topou e confirmou a mentira diante de Shiva.

Shiva ficou furioso com essa mentira e cortou uma cabeça de Brahma que tinha 5 cabeças e ficou com 4. Como se não fosse o bastante, amaldiçoou Brahma dizendo que nunca mais seria reconhecido e que ele não teria nem devotos, nem templos. Shiva também amaldoçoou a flor do tipo “aqueta” dizendo que ela jamais poderia ser oferecida nem a Brahma, nem a Shiva.

Texto baseado em aulas de  Marília, do Centro de Estudos Vidya Mandir

www.vidyamandir.org.br

Written by
Tales
View all articles
Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Written by Tales